Truque para aumentar o espaço de armazenamento livre no iOS
Com estes passos seu iPhone ou iPad ganharão preciosos megas (ou até gigas) de armazenamento

11/04/2016 23:46
    categoria: Software    publicado por: Bruno Oliveira Notario

Quem nunca teve a dúvida de "para onde foram aqueles megabytes livres que estavam ontem aqui"? A resposta é que o iOS, assim como demais sistemas operacionais, usam arquivos temporários durante seu funcionamento, alguns cachês e demais dados que acabam ocupando espaço de armazenamento que pode ser precioso, ainda mais se seu dispositivo é dos famigerados modelos de 16GB.

Comparativo do antes e depois do procedimento no iOS 9.3.1

Contudo, não existe (até o momento) uma maneira nativa no iOS de esvaziar os caches e outras "tralhas" do sistema e apps, mas há um truque que com certeza vai te ajudar a fazer isso. Vamos aos passos:

  1. Vá na iTunes Store e procure por um filme "gigante" que ocuparia mais espaço do que seu dispositivo possui, toque em "Alugar";
    Filme na iTunes Store
     
  2. Toque novamente para confirmar na opção "ALUGAR FILME EM HD";
    iTunes Store para confirmar o aluguel de Start Wars ep VII em HD
     
  3. Aguarde processar os arquivos. Nesta etapa o iOS esta limpando os caches e tentando obter o máximo de espaço possível. Não se preocupe, nenhuma compra é efetivada sem a sua senha do iCloud;
    iTunes Store processando os arquivos e limpando o cache
     
  4. Pronto, clique em "Ajustes" e depois em "Armazenamento e iCloud" para conferir, pode demorar alguns segundos para atualizar o espaço em disco;
    Tela informando a falta de espaço de armazenamento
     
  5. Espaço livre depois deste processo, antes era de 1,7 GB.
    Resultado de ganho após o procedimento
     

Isso ocorre porque o iOS, afim de possibilitar espaço de armazenamento para a sua compra, começa a limpar os caches e arquivos desnecessários do sistema, uma mão na roda na falta de uma opção nativa.

 

AVISO! Verifique se o filme escolhido ocupa mais espaço do que o livre em seu dispositivo, para isso verifique nas informações o quanto ocupa o filme.

Informações do filme no Itunes Store

 

OBSERVAÇÃO 1: Nenhuma compra é efetuada sem sua senha do iCloud, portanto se pedir sua senha do iCloud ou TouchID (impressão digital) significa que você possui espaço e a compra será efetuada, debitando assim o valor do seu cartão de crédito cadastrado com a Apple.
OBSERVAÇÃO 2: Você pode utilizar este método mais de uma vez afim de liberar mais espaço, neste tutorial da primeira vez que fiz liberou de 1,1 GB para 1,4 GB e depois de 1,4 GB para 1,7 GB finalizando em 2 GB na terceira vez que fiz. Na quarta tentativa não houve mudanças (estacionou em 2 GB livres).
OBSERVAÇÃO 3: Este método foi testado no iOS 9.3.1. Não testamos em outras versões do iOS. Testes em outras versões por favor relate a experiência nos comentários.

 

Parece que não precisamos que criem um "Baidu" ou "CCleaner" para iOS mais. wink

Mas Apple, por favor, incorpore uma maneira nativa, já sabemos que há uma ferramenta no sistema para isso, apenas esta oculta e com uma utilização especifica demais. 



Equipe ExacTI

Compartilhe: 

TAGS: Liberar espaço de armazenamento, armazenamento ios, limpar cache ios.

Comentários
 
04/10/2017 12:52:53 - EDINHO
consegui fazer no IOS 10.3.3 valeu mesmo antes eu tava com 426 megas e depois eu fiquei com 1,44 gigas

» Comente este post
Obrigatório.
Obrigatório.Formato inválido.
  Obrigatório. Mínimo de 3 caracteres. Máximo de 1024 caracteres.

Código de verificação:
 Trocar imagem de verificação


Digite os caracteres acima para verificação.

São 6 caracteres.

São 6 caracteres.


 

© 2017 ExacTI Soluções em Tecnologia.
Todos os direitos reservados.
Tel.: +55 11 4200-7670
Versão completa (desktop)