Senha de firmware no Mac: o que é e como usar
Defina uma senha de firmware no seu Mac para aumentar a segurança impedindo que inicialize a partir de outras unidades

21/07/2016 15:49
    categoria: Segurança Digital    publicado por: Bruno Oliveira Notario

Os computadores da Apple estão entre os mais seguros disponíveis no mercado para o consumidor. Todas as linhas de computadores atuais da empresa (MacBooks, iMacs e Mac) já contam com recursos conhecidos de segurança como a senha de usuário comum e o Buscar Meu Mac (vinculado ao iCloud). 

Mas muitos não sabem que existem mais dois recursos que aumentam ainda mais a segurança de seu Mac: senha de firmware e FileVault. O FileVault criptografa a sua unidade de armazenamento impedindo que pessoas não autorizadas tenham acesso a seus arquivos, mas isso deixaremos para outro artigo.

A senha de firmware do Mac impede que seja inicializado a partir de qualquer dispositivo que não seja o disco de inicialização. Em termos mais simples ninguém conseguirá inicializar por uma unidade USB (pen drives, HDs externos), CD/DVD, Thunderbolt, cartões de memória, etc., não conseguindo dessa forma instalar um novo sistema operacional, o que é muito útil caso tenha seu computador perdido, roubado ou furtado, transformando-o assim em apenas um peso de papel para quem não tiver as senhas de usuário e firmware.

Até o momento de escrita deste artigo você pode definir uma senha de firmware nos seguintes modelos de Macs:

  • MacBook Air (final de 2010 e posteriores)
  • MacBook Pro (início de 2011 e posteriores)
  • MacBook (Retina, 12 polegadas, início de 2015 e posteriores)
  • iMac (meados de 2011 e posteriores)
  • Mac mini (meados de 2011 e posteriores)
  • Mac Pro (final de 2013)

Para definir esta senha de firmware siga as seguintes etapas: 

  1. Inicialize o Mac e mantenha pressionadas as teclas Command (⌘) e R após ouvir o som de inicialização ou mantenha pressionada a tecla Option (⌥) e selecione a unidade de Recuperação, isso irá iniciar o Mac a partir da Recuperação do OS X;

     
  2. Provavelmente não aparecerá esta etapa, mas após o carregamento poderá aparecer o seletor de idiomas, escolha o idioma que deseja usar e avance. Caso não apareça significa que um idioma padrão já esta definido na NVRAM de seu Mac, apenas prossiga ao próximo passo;

    Tela do seletor de idiomas da Recuperação do OS X/macOS

     
  3. Vá no menu "Utilitários" e selecione "Utilitário de Senha de Firmware";



     
  4. Na janela do Utilitário de Firmware que será exibida, clique em "Ativar Senha de Firmware";
  5. Insira a senha desejada, confirmando-a em seguida e depois clique em "Definir Senha";

     
  6. Clique em "Encerrar Utilitário de Senha de Firmware" para fechar o Utilitário de Senha de Firmware;
  7. Clique no menu Apple () e selecione Reiniciar ou Desligar. Na próxima vez que o Mac for inicializado, a senha de firmware estará ativada.




     

Para testar basta iniciar seu Mac com a tecla Option (⌥) pressionada, deverá aparecer um cadeado e um campo de senha como o mostrado na imagem abaixo, podendo variar as cores de acordo com o modelo de seu Mac.

Para desativar ou trocar a senha repita os passos anteriores inserindo a senha que definiu quando necessário. No 4º passo clique na opção desejada, caso queira trocar a senha clique em "Alterar Senha...", se deseja retirar a proteção de firmware clique em "Desativar a Senha de Firmware...".

E se esquecer a senha de firmware?

Se esquecer a senha de firmware você não conseguirá inicializar outra unidade de armazenamento no seu Mac, em outras palavras, não conseguirá reinstalar o sistema operacional ou "formatar" o mesmo.

Uma alternativa é agendar um horário de atendimento em uma Apple Store ou Centro de Serviço Autorizado Apple levando o comprovante de compra (recibo ou nota fiscal original). Se não tiver um comprovante e precisar reinstalar o sistema... bom... acaba de ganhar um novíssimo peso de papel. crying

Então o melhor a fazer é NÃO ESQUECER A SENHA DE FIRMWARE! Dê preferência a uma senha que seja fácil de tu recordar (mas não fácil de um ladrão adivinhar, por exemplo).

 

 



Equipe ExacTI

Compartilhe: 

TAGS: Senha de firmaware, senha BIOS Mac, macintosh, segurança macbook, proteger roubo mac, senha boot, proteção formatação.

Comentários
 
17/11/2017 00:49:42 - warmath

» Comente este post
Obrigatório.
Obrigatório.Formato inválido.
  Obrigatório. Mínimo de 3 caracteres. Máximo de 1024 caracteres.

Código de verificação:
 Trocar imagem de verificação


Digite os caracteres acima para verificação.

São 6 caracteres.

São 6 caracteres.


 

© 2017 ExacTI Soluções em Tecnologia.
Todos os direitos reservados.
Tel.: +55 11 4200-7670
Versão completa (desktop)