Base de Conhecimento

Campos adicionais para clientes

Solução

Os campos adicionais para clientes servem para captar informações extras que necessite para a operação da venda para seus clientes, ou seja, além dos campos padrões para o cliente preencher como Nome, E-mail, Telefone, Data de nascimento, CPF (caso pessoa física), CNPJ e Razão Social (caso pessoa jurídica), você pode estar acrescentando campos cuja informação considere importante obter como, por exemplo, RG ou celular.

Para acessar os campos adicionais vá ao menu Sistema -> Localização -> Campos adic. clientes.


Modo de acesso aos Campos adicionais para clientes

 


Tela da página Campos adicionais para clientes

 

Adicionando um novo campo

 

Para adicionar um novo campo clique no botão Inserir da pagina Campos adicionais para clientes, como visto acima.

No campo “Nome do campo adicional” coloque o rótulo que o campo terá. Este rótulo será o nome do campo que o cliente visualizará. Caso a sua loja trabalhe com mais de 1 idioma e deseja que o campo não apareça apenas em um determinado idioma, coloque NULL no nome do campo, desta maneira, ele não será gravado para aquele idioma. Marque a opção “Requerido” caso o campo seja de preenchimento obrigatório. Insira o numero mínimo e máximo de caracteres que o cliente deverá inserir naquele campo deverá conter para ser válido.

O campo “Máscara de entrada” serve para valores com formatação pré-definida, como datas, documentos (CPF/CNPJ), placas, etc. Use '9' para apenas números, 'a' para apenas letras e '*' para letras e números. Exemplo: uma placa de carro no Brasil geralmente segue uma formatação onde os 3 primeiros dígitos são letras seguidos de um hífen (tracinho “-“) e 4 números. Podemos então inserir a máscara de entrada aaa-9999, ou seja, automaticamente os 3 primeiros dígitos terão de ser letras, o cliente nem conseguirá digitar algum numero nos três primeiros dígitos, depois será inserido o hífen automaticamente e os 4 últimos dígitos serão numéricos, não possibilitando assim a inserção de letras nestes 4 últimos dígitos. Caso o campo fosse para inserir o CPF, como sabemos que o mesmo possui uma formatação definida de 3 chaves de 3 dígitos separadas por pontos mais o digito verificador de 2 números separado por hífen, então sua máscara de entrada seria 999.999.999-99. Caso o campo não vá possuir uma máscara de entrada, deixe o campo sem nenhum preenchimento.

Se desejar que esta informação seja exibida na fatura do cliente junto com os dados pessoais do mesmo, marque o item Exibir na fatura. Clique em Salvar para gravar o campo.


Exemplo de inserção de um campo

Editando um campo

 

Para editar um campo adicional para cliente, clique no link Editar localizado ao lado direito do campo listado.

Todas as opções encontradas quando se adiciona um novo campo irão se encontrar na sua edição.


Exemplo de como chegar a tela de edição de campos adicionais

 
Este artigo ofereceu ajuda? /


Detalhes do artigo
ID do Artigo:16
Categoria:Localização
Data de publicação:26/07/2013 13:03:27
Classificação (Votos): (2)

 
« Voltar